• Saiba como o seu filho pode ter uma boa alimentação na escola

    A correria do dia a dia muitas vezes impede os pais de terem um controle maior do que os filhos comem. Um bom começo é a merenda escolar, que pode ser feita em casa. Mas quando não for possível, a cantina da escola passa a desempenhar um papel importante.

    Está comprovado cientificamente que a alimentação saudável na infância é muito importante para que as crianças tenham um bom desenvolvimento, principalmente no aprendizado escolar. Dentre as refeições do dia, o café da manhã é a mais importante. Para garantir essa boa alimentação nas primeiras horas do dia os pais podem fazer merendas saudáveis e nutritivas para os filhos. Mas e se faltar tempo para isso?

    Os pais podem contar com o apoio das escolas. Conforme a Lei Nº 11.947, as cantinas dos colégios devem oferecer alimentos saudáveis e adequados às crianças. É o que vem fazendo a Santo Sabor, com a coordenação de Patrícia Perdomini. “O leque de lanches saudáveis a cada ano vem aumentando mais. Por exemplo, esse ano, a gente está investindo mais em suco natural”, afirma. Para ela, é uma maneira de ir acostumando aos poucos os alunos, pois daqui um tempo não será mais permitido refrigerantes nas escolas.

    “A gente sempre teve esses alimentos. Na verdade, o que a gente faz todo ano é mudar o sabor, botar alguma coisa diferente no sentido de ser uma novidade, salada de frutas tem sempre, alimentos assados para evitar as frituras. A ideia é sempre ir acrescentando as coisas mais saudáveis para poder tirar o resto depois”.

    O futuro da alimentação nas escolas

    Com a vindoura proibição de frituras e refrigerantes em cantinas, Patrícia acredita que o cenário pode ser positivo. “O que eu acho é que eles não vão deixar de comprar. São alimentos que sempre estiveram ali, então acho que meio que vai ser um processo natural. Acho que alguns vão sofrer, porque tem crianças que são mais resistentes a esses alimentos”, explica.

    A educação alimentar das crianças deve ser feita em parceria entre pais e escola

    O grande obstáculo muitas vezes vem por parte dos pais. A falta do hábito alimentar em casa influencia no que as crianças buscam nas cantinas. “São os pais que administram isso, de certa forma. No momento que tu tens um filho que não come nada e tu compra um enroladinho porque ele quer, tu tá assinando embaixo”.

    No entanto, Patrícia garante que esses casos já não são maioria. “Eu acredito que eles (alunos) já estão acostumados a ver coisas saudáveis. E nós estamos investindo nisso. Temos ainda o não saudável, digamos assim, mas cada vez mais os alimentos saudáveis estão ganhando mais espaço. Estão tudo na frente, cada vez estamos aumentando esse espaço”. Graças a isso, ela acredita que quando a lei realmente entrar em vigor, não será assustador para as crianças.

    Uma das novas opções disponíveis na cantina Santo Sabor desde o ano passado são os wraps, típicos da culinária árabe. “Dentro vai um mix de salada com queijo branco, por exemplo. Ou um com pedaços de carne com rúcula. Vamos também fazer um que é sem carne, para que vegetarianos possam comer. Oferta sempre tem”, finaliza.