• Má alimentação impacta diretamente no aprendizado infantil

    Uma alimentação correta é um dos pontos chaves para o desenvolvimento saudável de uma criança. Tudo começa no período de amamentação do recém-nascido, que dura em média até os dois anos, podendo seguir um pouco mais. A partir dos seis meses de idade, é possível introduzir novos alimentos à dieta. Dados divulgados em 2015 pelo IBGE indicam que 60% dos bebês até dois anos comem biscoitos e bolachas e que um terço deles já toma refrigerante ou sucos artificiais. Esses alimentos contêm açúcar, gorduras, conservantes e corantes em excesso, aumentando em até quatro vezes os riscos de sobrepeso e obesidade infantil. A falta de nutrientes pode levar a um déficit intelectual, dificultando o aprendizado.

    Conforme Carolina Montes Durões de Souza, Nutricionista na Secretaria Municipal de Educação de Paraíba do Sul e especialista em nutrição escolar, alimentos saudáveis ajudam a prevenir a obesidade e uma série de outros problemas, como desnutrição, e auxiliam no crescimento e desenvolvimento da criança quando consumidos em quantidades adequadas. Isso acaba influenciando diretamente na sua capacidade de aprendizagem na idade escolar.

    Cuidar da alimentação de uma criança exige bastante paciência e dedicação em especial por parte dos pais. Para que no futuro a boa alimentação se torne um hábito, a nutricionista indica que é importante tornar prazeroso o consumo de verduras, legumes, frutas, proteínas, fibras, entre outros. Na idade pré-escolar, por exemplo, a criança se sente atraída por apresentações curiosas de alimentos, por isso é indicado aos pais decorarem o prato de um jeito bem divertido. Sobre como montar uma merenda escolar adequada, ela indica que devem ser evitados alimentos gordurosos, doces, balas, refrigerantes, sucos industrializados e biscoitos recheados.

    As escolas também têm o seu papel na alimentação das crianças. Desde o dia 16 de junho de 2009, os colégios públicos e particulares do país precisaram reestruturar suas cantinas. Conforme a Lei Nº 11.947, “são diretrizes da alimentação escolar o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados e seguros, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar”.

    Com o cuidado dos pais em casa e com a atenção das escolas, é possível garantir aos pequenos uma dieta regulada. A Sabor Caseiro tem como filosofia oferecer alimentação saudável aos seus clientes. Entre os nossos serviços está a administração de cantinas que procuram preparar alimentação adequada para as crianças. Dessa forma, é possível garantir que elas tenham um bom desenvolvimento e se tornem adultos saudáveis.

     

    Leia os textos anteriores:

    Dia mundial sem carro

    No Dia da Independência, a Sabor Caseiro passa uma mensagem positiva para o Brasil