• Dia mundial sem carro

    O 22 de setembro é marcado como o dia mundial sem carro. A iniciativa, criada em 1997 pela França, busca conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e os impactos que o uso excessivo de carros causa em nossas vidas.

                O cano de escape de um carro dispara no ar diversos gases químicos nocivos ao ser humano. Entre eles, o monóxido de carbono (CO), que pode reduzir a capacidade respiratória, e hidrocarbonetos (RCHO), que são cancerígenos em grande concentração. Apesar de não fazer mal diretamente a nós, o dióxido de carbono (CO2) é o principal causador do efeito estufa. Em um ano, por exemplo, um veículo que rode 20 mil quilômetros lança em média 3,4 toneladas desse gás na atmosfera. Segundo informações publicadas no G1, em 2012 os automóveis de passeio foram responsáveis por 38% das emissões de CO2 no país.

                O meio ambiente também sofre grandes impactos na utilização e fabricação de carros, pois há poluição e uso excessivo de água pelas fábricas, poluição do solo e consumo exagerado de recursos naturais do planeta, principalmente no uso de combustíveis fósseis. Uma única gota de óleo é capaz de contaminar até mil litros de água, além de atingir diretamente os animais marinhos. Em 2012, Tramandaí sofreu um dos maiores vazamentos de petróleo do Estado. Foram cerca de 50 mil litros de óleo derramados. Faça os cálculos.

                É por isso que o dia 22 de setembro não é somente um dia sem carro adotado mundialmente, mas uma data simbólica para nos lembrarmos dos danos causados pelos carros, e que outras alternativas mais saudáveis, como bicicletas, transportes públicos e até mesmo caminhadas, podem ser medidas adotadas diariamente para diminuir a poluição do ar que respiramos.