• Saiba como emagrecer de maneira segura

    Todo mundo conhece alguém que resolveu adotar uma dieta milagrosa para emagrecer x quilos em tempo recorde. O peso até pode diminuir com essa proposta, mas e os danos causados ao nosso corpo? A gente se preocupa primeiro em emagrecer e muitas vezes acaba esquecendo das consequências negativas que uma dieta milagrosa pode causar.

    Emagrecer envolve mais fatores do que simplesmente fechar a boca e ficar por horas em jejum, ou então manter uma dieta restrita a poucos tipos de alimento. Para Raquel, a palavra-chave é equilíbrio. “Sou contra modismos das dietas milagrosas, pois acredito muito em equilíbrio, em reeducação alimentar sem excessos ou restrições. Acredito em comida de verdade, orgânica e saudável”.

    Algumas dietas sugerem longos períodos em jejum, o que é perigoso. Pessoas com carência nutricional podem apresentar cansaço e tonturas. A longo prazo, essas loucuras na verdade causam o efeito contrário. Restrição alimentar e inanição baixam o metabolismo do corpo, causando o aumento de peso. Esse cenário piora quando a pessoa interrompe a dieta e passa a comer compulsivamente. Dessa forma, tem-se o efeito sanfona.

    Dietas milagrosas não fazem bem à saúde porque costumam cortar nutrientes importantes para o corpo, como carboidratos, vitaminas, cálcio, ferro, fibras e inclusive gorduras. Então, qual a maneira mais segura para emagrecer?

     

    Uma jornada de dois anos

    Foi esse o tempo que Monir Borba, engenheiro de controle e automação de 32 anos, residente em Porto Alegre, precisou para baixar de 99kg para 64kg. Demorou, mas foi seguro e hoje a sua saúde agradece. “Eu tomava dois tipos de remédios pra pressão com 28 anos de idade”. Ele afirma que com 99kg tudo podia piorar no seu corpo, como problemas de coração e diabetes.

    Paciência e força de vontade foram fundamentais para alcançar o objetivo. “Eu sempre fui a nutricionistas, mas não continuava porque demorava entre uma consulta e outra, e eu queria ver logo o resultado. Então resolvi frequentar um grupo de emagrecimento com reuniões semanais. Lá, além de me sentir estimulado, eu podia ver os resultados com mais frequência”, afirma.

    Monir lembra que muitas pessoas iam a essas reuniões simplesmente por ir, pois não estavam focadas. Para ele, a decisão precisa partir da pessoa. “Tem que estar 100% disposto a emagrecer. E tem que saber que não existe mágica e não é fácil, tem que abrir mão de muita coisa, principalmente da gula”. No entanto, ele continua comento de tudo, exatamente como afirmou a nutricionista Raquel de que basta somente existir um equilíbrio.

     “Hoje a minha alimentação é mais controlada, procuro cuidar as calorias, como muita fruta e salada. Seguindo essa dieta, eu posso me dar ao direito de comer o que eu quiser pelo menos uma vez por semana. Nesses dois anos nunca deixei de comer pizza, xis ou cachorro-quente, por exemplo”, explica Monir.

    O segredo para manter a disciplina e não cair na armadilha da fome causada por longos períodos de jejum é comer de três em três horas. Isso mantém o metabolismo ativo e o corpo se mantém saciado o tempo todo.

    Além da boa saúde, Monir exalta que emagrecer mexeu também com sua autoestima. “Agora tenho mais confiança. E hoje é tudo mais fácil, correr, ter força, meu corpo precisa de menos energia para fazer as coisas. No trabalho também, sinto que tenho mais concentração e disposição, principalmente”.

    Sorridente e muito feliz com o resultado do seu esforço, Monir consegue tranquilamente brincar com o peso que tinha. “Depois de emagrecer descobri que eu só tinha duas vantagens. Sentia menos frio e tinha proteção extra contra batidas e tombos. Hoje pega direto no osso e dói mais”.

     

    Dicas rápidas!

    • Tenha refeições variadas
    • Opte por alimentos naturais, evite processados e industrializados 
    • Beba bastante água 
    • Proteína aumenta a sensação de saciedade 
    • Evite açúcar
    • Pratique exercícios físicos com frequência
    • Tenha sempre acompanhamento profissional

     

    Textos anteriores:

    6 dicas de alimentação para diabéticos

    Confira por que o iodo é fundamental para a sua saúde