• Aproveite 100% do alimento e evite o desperdício

    Quantas pessoas você conhece que cozinham e aproveitam 100% do alimento? Conforme dissemos em nosso último texto Veja algumas dicas para evitar o desperdício de comida, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos no mundo. O Brasil está entre os 10 países que mais jogam comida fora.

    “A alimentação sustentável é pouco conhecida entre a população em geral, são poucas pessoas que têm consciência que grande parte dos alimentos pode ser utilizada de forma integral”, afirma Muriel Guerreiro Martins, nutricionista da Sabor Caseiro. De acordo com ela, talos, sementes, folhas e cascas contém mais vitaminas e fibras do que a própria polpa do alimento. “É possível transformar essas partes descartadas em geleias, pães, bolos, cucas ou farinhas”.

    Não é simples encontrar uma solução imediata para evitar ou diminuir o desperdício. A mudança deve começar já na produção, passando pelos supermercados e chegando a nós, os consumidores finais. Segundo Muriel, a Sabor Caseiro procura fazer a sua parte. “Trabalhamos com receituários onde consta um percentual mínimo de perda de alimentos. Evitamos o desperdício por meio da orientação aos funcionários, utilização de equipamentos em boas condições de uso e monitorando o recebimento de hortifruti para que venham com a melhor condição possível, evitando o desperdício desnecessário”, finaliza.

    Separamos algumas dicas para que você também possa aproveitar o máximo do alimento em sua casa:

     

    ●     Casca e folha da cenoura

    Contém 30% a mais de fibras e proteínas que a polpa e maior quantidade de potássio. Além disso, sua folha é rica em vitamina A. Podem ser utilizadas para fazer sopa.

     

    ●     Folha da beterraba

    Rica em vitamina A e C, ferro e cálcio. Assim como a casca e o talo, também possui carotenoides, que são antioxidantes que atuam protegendo as células. Pode ser utilizada para fazer sopa.

     

    ●     Casca de abacaxi

    É rica em fibras, vitamina C e bremolina, uma enzima que protege o estômago e ajuda na digestão de proteínas. Após limpa e fervida, pode ser utilizada para fazer chá.

     

    ●     Casca de banana

    Além de fibras, contém luteína, um antioxidante que protege os olhos contra exposição ultravioleta e ajuda a combater a catarata. Ao ser bem lavada e triturada, pode ser utilizada para fazer bolo.

     

    ●     Semente de melão

    São fonte de magnésio, cálcio e fibras. Depois de lavadas, deixe secar por um dia, salgue e leve ao forno por alguns minutos, tornando-as pequenos salgadinhos que podem ser servidos em saladas.

     

    Extra: se não quiser aproveitar essas partes na comida, lembre-se de que você pode utilizá-las como adubo ecologicamente correto e barato.

     

    Fontes: Zero Hora, Vida & Saúde, Sabor Caseiro

     

    Leia os textos anteriores:

    - Veja algumas dicas para evitar o desperdício de comida

    - Conheça os melhores alimentos para prevenir doenças no inverno