• 6 perigos de emagrecer muito rápido

    Seja por estética ou por saúde, muitas pessoas buscam fórmulas milagrosas para perder peso da noite para o dia. Essas fórmulas são comumente encontradas na internet e não possuem nenhum embasamento científico que comprovem sua eficácia e segurança. Vamos conversar um pouco sobre os riscos de perder peso muito rápido?

     

    Não adianta, a natureza não facilitou a nossa vida quando o quesito é perder peso. É muito mais fácil engordar do que gastar energia e emagrecer, isso é fato. Por isso, para encarar um processo de emagrecimento, é preciso muita força de vontade, conhecimento e, acima de tudo, paciência. Fazer jejuns muito longos, inventar bebidas milagrosas ou tomar remédios não é a solução. Em alguns casos é até possível emagrecer rápido, mas e as consequências disso?

     

    Riscos do emagrecimento repentino

     

    • Anemia

    Nenhuma ou uma má alimentação acabam restringindo a absorção de sais minerais e vitaminas, como selênio, sódio, zinco,entre outros. Além da anemia, essa falta de nutrientes também pode causar problemas de visão.

     

    • Cabelos e unhas

    Uma dieta com restrição de vitaminas e proteínas podem afetar também a saúde dos cabelos e unhas, em alguns casos resultando em quedas.

     

    • Sistema imunológico

    Com o enfraquecimento do sistema imunológico, a pessoa fica suscetível e exposta a diversas doenças e infecções, pois o corpo não terá força o suficiente para combater e manter-se saudável.

     

    Leia também:

    - 10 passos importantes para uma alimentação saudável

    - Veja porque você deve evitar os adoçantes

    - Obesidade: os malefícios e dicas para combatê-la

     

    • Rins

    Algumas dietas indicam que as pessoas devem comer grande quantidades de proteína. Sem um consumo adequado de água, pode haver sobrecarga nos rins e até mesmo convulsões em casos extremos.

     

    • Efeito sanfona

    Da mesma forma como dietas restritivas severas favorecem uma perda de peso muito rápida, quando há uma recaída, o ganho de peso é tão rápido quanto. Ou seja, além de prejudicar a saúde no processo, a pessoa volta à estaca zero.

     

    • Compulsão alimentar

    Dietas muito rígidas envolvem privação de determinados alimentos. Com o tempo, essa privação pode levar à compulsão alimentar, fazendo com que a pessoa ganhe peso muito mais rápido do que o habitual.

     

    Emagrecer de maneira segura é um processo, não um milagre. Antes de começar é altamente recomendável você procurar um médico nutricionista para guiar os seus passos. Somente ele será capaz de lhe passar uma dieta completa, com todos os nutrientes necessários e que vai ajudá-lo a perder peso. Enquanto isso, podemos dar algumas dicas para ajudar no dia a dia: