• 5 alimentos para aliviar a sua gastrite

    A gastrite pode se tornar comum para quem tem uma alta carga de trabalho durante a semana. Além da má alimentação que algumas pessoas têm pela falta de tempo, há também o fator do estresse que pode agravar a incidência do problema. É possível prevenir melhorando a alimentação, que por consequência pode vir a também aliviar o estresse.

    Saiba o benefício de cada cor dos alimentos

    Quando se tem essa inflamação, é importante evitar os alimentos ácidos, muito gordurosos e frituras. Alguns exemplos são limão, laranja, doces, temperos muito fortes, vinagre, alimentos ricos em cafeína, entre outros. Fora a alimentação, deve-se evitar bebidas alcoólicas em excesso. Em contrapartida, o que podemos ingerir para aliviar a gastrite? É importante saber que não é preciso viver de restrições alimentares, basta comer alimentos que não irritem o estômago. Vamos a alguns exemplos:

     

    1 – Hortaliças

    Elas possuem uma substância que ajuda a combater a bactéria Helicobacter pylori, uma das causas da gastrite. É importante consumir esses alimentos refogados, pois as folhas muito secas e duras podem irritar as paredes do estômago. Todas são indicadas, especialmente brócolis, couve e couve-flor.

    2 – Gengibre

    Ele é calmante e possui ação anti-inflamatória. Isso ajuda a reduzir a dor, a queimação e as náuseas, alguns dos sintomas da gastrite. Também possui propriedades antissépticas e bactericidas que ajudam a combater a H. pylori. É importante consumi-lo cru, para que não perca suas propriedades no processo de cozimento. Você pode mastiga-lo puro ou misturar com a comida.

    3 – Suco verde

    Suco de salsinha e couve, por exemplo, é rico em clorofila. Essa substância é cheia de zinco e antioxidantes, importantíssimos para a recuperação do estômago.

    4 – Frutas

    A mais indicada é a pera, por conter as vitaminas A, C, B1, B2, B3 e fibras. Ela ajuda a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo. A banana é uma das frutas que contém mais fibras e é também uma fonte de energia que ajuda a acelerar a digestão. Procure comer bananas maduras, pois as mais verdes podem irritar o estômago. Outras frutas são mamão, pêssego, maçã e coco.

    5 – Lactobacilos

    A gastrite mata as chamadas bactérias boas do estômago, impedindo a recuperação do estômago. Por isso é importante repor os lactobacilos para auxiliar no processo de cura da gastrite. Você os encontra em iogurtes e até mesmo vendidos em pó.

     

    Dicas:

     

    • Opte por refeições leves, preparadas sem muito óleo e temperos.

     

    • Não coma depressa. Quanto mais você mastigar a comida, mais fácil será para o estômago digeri-la por completo.

     

    • Coma em lugares tranquilos para aliviar o estresse. É importante que esses momentos sejam aliados a um ambiente calmo para não causar desconforto após a refeição.

     

    • Jamais deixe de consultar com um médico. Somente um especialista pode ajudar a garantir a sua boa saúde.

     

    Fontes: Minha Vida, Bem Estar, Catraca Livre

     

    Textos anteriores:

    Conheça os cuidados com a alimentação de um vegano e um bodybuilder

    Saiba como emagrecer de maneira segura